terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Caderno Pecs


É constituído, geralmente, por um dossiê no qual são inseridas folhas (plastificadas de preferência) nas quais estão coladas diversas tiras de velcro. É nestas tiras que são colocadas as imagens (preferencialmente plastificadas de modo a tornarem-se mais resistentes) que as crianças utilizarão para comunicar. No verso destas imagens, estará um pedaço de velcro possível de aderir as tiras que se encontram nas folhas do caderno. Na parte inferior do mesmo, existe uma “tira de frase” na qual as crianças, a partir da quarta fase do processo, deverão colar as imagens com as quais pretendem formar uma frase. Esta tira é removível para que a criança a possa entregar ao seu interlocutor.
É importante referir que o dossiê, as folhas e a tira de frase deverão ser coloridos, de modo a facilitar a distinção figura-fundo através da produção de um maior contraste com as imagens e da tira de frase com o dossiê. As imagens poderão ser, também, fotografias.
Em todo o material PECS se utiliza o velcro para que se possa alterar com facilidade e repetidas vezes a ordem das imagens sem que o material se danifique.





Sem comentários:

Enviar um comentário