“A Carina é uma jovem de 14 anos com autismo. Usa vários signos e algumas palavras. Está sentada junto do educador, que vai apontando vários objectos, ao mesmo tempo que diz “O que é isto?”, enquanto executa o signo O QUÊ. A Carina tem que ir executando os signos gestuais correspondentes aos objectos assinalados pelo educador, que lhe presta ajuda quando é necessário.”
“ A Tânia é uma criança de 6 anos com autismo. O seu principal interesse é correr pelos corredores da escola. Por esse motivo, o primeiro signo gestual que aprendeu foi CORRER. Quando a Tânia corria para a porta, para ir para o corredor, faziam-na parar e ajudavam-na a executar o símbolo com as mãos antes de sair da sala. Deram-lhe muitas oportunidades de praticar e o signo foi usado espontaneamente logo no primeiro dia. O ensino continuava no ginásio com os signos SALTAR e TREPAR (Steindal, 1990)”.
Citado de:
Tetzcher, Stephen, Martinsen, Harald, Introdução à comunicação aumentativa e alternativa, Porto Editora 2000
Sem comentários:
Enviar um comentário