terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PECS (Picture Exchange Communication System)

- Sistema de Comunicação por Figuras -



O PECS foi desenvolvido nos E.U.A. por Andrew Bondy e Lori Frost em 1994, com o objectivo de ajudar as crianças com autismo a comunicar com os outros de uma forma mais acessível, socialmente aceitável. Foi ainda pensado no sentido de ser de fácil aprendizagem também para os pais e outras pessoas que interagissem com estas crianças, propiciando a integração social das mesmas, promovendo a sua autonomia e a utilização de um comportamento verbal de um modo alternativo e rápido.
Inicialmente desenvolvido para crianças em idade pré-escolar com autismo, é actualmente usado por crianças e adultos com outros diagnósticos que apresentem igualmente dificuldades na comunicação. Tem sido demonstrado que a utilização de sistemas de comunicação baseados em imagens é proveitosa para indivíduos com PEA (Perturbações do espectro do autismo), uma vez que estes revelam uma boa capacidade a nível visuo-espacial.
Este sistema de comunicação está desenvolvido em 6 fases (Marisa Machado). As três primeiras têm como principal objectivo que a intenção comunicativa parta da criança e que esta entenda que, para ter um objecto, necessita de entregar à educadora a imagem correspondente, recebendo, em troca, o objecto pretendido ou uma imagem que a ele corresponde. Nestas fases, a troca é totalmente assistida, no entanto, o professor não deve perguntar à criança o que ela quer, não deve pedir que pegue na imagem, não deve dizer nada até que a criança ponha a imagem na mão aberta do professor, o feedback positivo deve ser dado apenas quando a criança lhe entrega uma imagem.
Nas três últimas fases, a criança já deverá conseguir construir frases a partir das imagens que estão no caderno e que são coladas numa “tira de frase”, posteriormente entregue pela criança ao seu interlocutor. À medida que a criança vai avançando nestas últimas fazes, o objecto requerido já não se encontra, necessariamente, presente e são-lhe feitas diferentes perguntas: “O que queres?”, “O que vês?” e “O que tens?”.
Estas fases vão sofrendo um processo de complexificação, no decorrer do qual é aumentado o vocabulário da criança.
Nem todas as crianças conseguem atingir a última fase deste sistema, sendo no entanto positivo o facto de aumentar a vontade da criança de comunicar, bem como a sua capacidade para o fazer, permitindo à criança ser compreendida pelo outro.
As imagens utilizadas neste sistema podem ser fotos dos objectos verdadeiros ou retiradas do programa Boardmaker, um programa que constitui uma biblioteca de símbolos em suporte informático, que permite criar, por exemplo, tabelas de comunicação.
Muitas crianças acabam por desenvolver a fala como efeito colateral da utilização deste método.


Adaptado de:
http://umolhardiferente-to.webs.com/tecnologiasdeapoio.htm
http://deficienteciente.blogspot.com/2009/11/facilitando-comunicacao-para-autistas_20-html
http://www.autistas.org/pecs.html

Algumas Fases do PECS

Fase 1

http://www.youtube.com/watch?v=ZP48lxnNdHM

Fase 2

http://www.youtube.com/watch?v=tr3lQXNEcps

Fase 6

http://www.youtube.com/watch?v=8rGZLmgUYx4

Nota: As fases intermédias não são mais do que uma evolução que leva até à última fase, isto é, à fase VI que pode ser visulaizada no link acima escrito.

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