terça-feira, 12 de janeiro de 2010


O autismo e a comunicação com os outros



Ser autista altera totalmente a forma como se vê e experiência o mundo. Um autista não interpreta as coisas nem os sentimentos como nós, é muito complicado para uma criança autista relacionar-se com outras ou expressar-se através de palavras, uma vez que se isola no seu próprio mundo e precisa de ajuda para comunicar. O autismo provoca diferentes reacções, que normalmente chamam a atenção, por serem pouco comuns. Um som que, para nós, é tão vulgar pode atordoar um autista, como por exemplo uma campainha ou outros sons do quotidiano, ao ponto de os levar a tapar os ouvidos ou ficarem muito agitados. Outra reacção é a sensação de serem tocados ou agarrados, pode ser muito desconfortável para eles. As pessoas com autismo têm dificuldade ou, simplesmente, não conseguem associar coisas. Quando alguém sorri para nós, sabemos que essa pessoa está feliz ou está a ser simpática, ora para um autista a dificuldade em associar o sorriso a um estado emocional da pessoa é muito difícil. O mesmo acontece com o uso das palavras, um autista tem dificuldade em relacionar as palavras com o seu próprio significado, é muito frustrante para uma pessoa autista tentar dizer qualquer coisa e não encontrar as palavras certas para o fazer. Esta situação leva a que, muitas vezes, os autistas tenham variações de humor, e contribui também a que se fechem no seu mundo, isolando-se. O nosso cérebro está, permanentemente, a interpretar sons, cheiros, imagens, sensações, tudo isto provem dos nossos cinco sentidos sensoriais. Quando o cérebro não consegue interpretar essas sensações, haverá maior dificuldade em andar, falar, relacionar-se com os outros ou fazer coisas que para nós são tão banais. Este é o caso dos autistas, por isso se diz muitas vezes que vivem num mundo á parte, num mundo só deles, isto porque não conseguem compreender o mundo que os rodeia. Para as crianças com autismo a comunicação oral é provavelmente a forma mais difícil de comunicar (estima-se que cerca de 50% dos autistas não conseguem desenvolver a linguagem verbal), por isso, existem outras formas de comunicação possíveis a utilizar com estas pessoas especiais, sendo a mais comum, a utilização de símbolos. Aprender a falar pode ser complicado para as crianças autistas, mas não é impossível. Uma grande parte das crianças autistas percebem melhor as palavras quando as vêem escritas, por isso os terapeutas ensinam-nas a comunicar com a ajuda de imagens ou mesmo com linguagem gestual. Esta língua gestual não é igual à utilizada com os surdos, esta consiste em gestos, uns mais simples outros mais complexos, como apontar. Esta técnica ajuda as crianças a desenvolver a sua capacidade de comunicação, bem como de aprender coisas novas e muitas acabam mesmo por aprender a falar.

Adaptado de:
http://umoutroolharsobreacomunicacao.blog.sapo.pt/4669.html

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